Os desigrejados e o Metaverso

Os desigrejados e o Metaverso


Não é difícil encontrarmos pessoas que, por diversos motivos, têm praticado uma vida sem congregar e até investido para convencer outros com suas razões. E, na última década, temos percebido uma intensificação nesses movimentos que se proliferam pelas redes sociais e muito perto de nós. Mas, por que a preocupação com o Metaverso? Simples! Estas teses vão invadir o ambiente metaverso propondo ser a igreja ideal.


Há de se convir que o ambiente metaverso não é a fonte inspiradora dessas iniciativas, mas é o coração do homem que consegue desviar-se da Verdade do Evangelho e se apegar às mentiras propagadas e até mesmo as que são fruto da própria pessoa. Infelizmente veremos estes casos abalarem ainda mais a koinonia e a eklesia.


Primeiramente, há de se enfatizar que o ambiente metaverso não é igreja, na sua essência. Pode até ter o nome "igreja" como um identificador de responsabilidade, de vínculo denominacional ou como representação da pessoa jurídica estabelecida. Mas não assume a essência do ser igreja; não há como inventar uma outra eclesiologia para a igreja no metaverso. Não há como trazer os sacramentos do batismo e santa ceia para o ambiente metaverso. Não há como considerar que o simples fato de participar de um evento no metaverso promovido por uma igreja seja satisfatório e supra a participação presencial no seio da congregação.


Assim, o ambiente metaverso traz um potencial incrível para palestras, cursos, exposição do Evangelho, ensino bíblico e tantas outras ações que virão com sua implantação e aperfeiçoamento, mas nunca poderá sobrepor-se à essência da igreja. Nós, do Sistema Cristã Evangélica de Comunicação, assumimos que apenas indicaremos a responsabilidade e as qualificações de quem coordena este espaço, e aceitamos as orientações de que melhor seria nominar como "espaço" o ambiente metaverso de uma igreja. Então, chamamos de ECEVerso - Espaço Cristão Evangélico no Metaverso o nosso espaço no ambiente Metaverso.


Não vamos incentivar nem aplicar, neste ambiente metaverso, a celebração de santa ceia ou batismos, e sempre o usuário será tratado de modo personalíssimo, o que implica em ampliar o conhecimento da pessoa e o convívio pessoal com ela, sempre indicando os locais físicos dos cultos que são os da agenda das igrejas locais. Não concordamos, em hipótese alguma, com as teses dos desigrejados e não as incentivaremos, tampouco associaremos com uma oportunidade do ambiente virtual.


Dito isso, desvinculamos a tecnologia dos desvios do coração do homem, que inventa e se mescla com tudo aquilo que pode lhe render razão para seus desvios. O ambiente Metaverso é oportuno e importante e vai, sim, ser de extrema valia para igrejas e crentes sinceros e apegados à Palavra e aos cumpridores do IDE de Jesus.


Pr Geraldo Santos.
Categoria:Ambiente Metaverso

Deixe seu Comentário